Equipe Biotecsul Viaja ao Chile
Durante o workshop, foi apresentada a levedura não-saccharomyces Level2 InitiaTM (Metschnnikova pulcherrima), fruto de uma investigação contínua e da parceria entre a Lallemand e o Instituto Francês da Uva e do Vinho, sob a supervisão do Dr. Vincent Gerbaux. Esta levedura tem uma capacidade extraordinária de consumo de oxigênio, o que a torna uma ferramenta única de proteção natural frente à oxidação durante a elaboração de vinhos brancos e rosados.
Nesta oportunidade, as pesquisadoras Dra. Eveline Bartowsky e Dra. Sibylle Krieger-Weber apresentaram os últimos avanços sobre à biodiversidade das bactérias enológicas e o seu papel na definição do estilo sensorial dos vinhos tintos. Na sequência, abordaram a importância de uma nutrição direcionada à cepa de levedura utilizada na elaboração de um perfil tiólico em Sauvignon Blanc por exemplo.
No encerramento dos trabalhos foram degustadas 8 amostras de vinhos brancos, tintos e rosados, elaborados sem SO2, com 100% de tecnologia Lallemand, os quais, na opinião da equipe Biotecsul surpreenderam pela qualidade e preservação de suas carcterísticas varietais. As vinícolas parceiras vistadas foram: Alma Viva, Casa del Bosque e Villard.
Leia também
Acompanhe conosco as notícias mais relevantes do momento!
16ª REVISTA BRASILEIRA DE VITICULTURA E ENOLOGIA
Edição foi apresentada na Avaliação Nacional de Vinhos
No Dia do Enólogo, ABE lança livro em homenagem a Firmino Splendor
Assinada pelo escritor Irineu Guarnier Filho, obra reverencia fundador e primeiro presidente da entidade
2024, a safra da retomada
Avaliação Nacional de Vinhos volta a ser 100% presencial, reunindo 800 apreciadores em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha