Cookies e Política de Privacidade: A Biotecsul utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Inovação

Conhecimento Compartilhado

O olhar crítico da nossa equipe de enólogos e consultores está direcionado aos principais avanços biotecnológicos do setor vitivinícola, bem como, de todo o setor de alimentos e bebidas. Áreas correlacionadas ao bem-estar humano, assim como o vinho, também fazem parte do nosso escopo de pesquisa. Periodicamente, sob a supervisão da Dra. Cláudia Alberici Stefenon, tópicos de interesse da área serão discutidos pela nossa equipe de P&D e compartilhados juntamente com as mais recentes publicações de nossos parceiros. Nosso conceito de inovação é “Conhecer e Divulgar para Transformar!”

Newsletter

Receba todas as nossas novidades.

Confira as Publicações

Como a inteligência artificial (IA) esta auxiliando os produtores de vinho a lidar com as adversidades das mudanças climáticas.Sigfredo Fuentes, Eden Tongson e Claudia Gonzalez Viejo (Universidade de Melbourne, Austrália)

A publicação Notícias e Inovações 03/21 apresenta um estudo sobre os impactos das mudanças climáticas na viticultura e como o uso da inteligência artificial (IA) pode auxiliar com as adversidades e a coleta de informações. Aproveite a leitura e não deixe de nos contatar para qualquer assunto que seja de seu interesse! Clique no botão abaixo e confira o texto na íntegra.

Baixar artigo Visualizar artigo

Enzimas para maceração peculiar - Impacto no conteúdo de tióis em sauvignon blancLallemand Enologia - Blagnac, França e Universidade de Udine - Udine, Itália

O verão vem chegando com tudo! A ideia de saborear um vinho elegante, refrescante e delicado, junto aos amigos e apreciando a vida é uma experiência que agrada a todos não?! Em Notícias e Inovações 08/21 discutimos os principais aspectos envolvidos na extração de precursores de aromáticos (tióis, terpenos, norisoprenoides) em vinhos brancos de alta gama. Achou interessante? Leia o texto na íntegra e converse conosco! Temos a opção correta para sua necessidade!

Baixar artigo Visualizar artigo

Brettanomyces e aromas fenólicos: Uma ameaça para a qualidade do seu vinhoDra. Cláudia A. Stefenon (Biotecsul, Caxias do Sul, Brasil)

Como explicar a incidência aumentada de Brett nos últimos anos em vinhos produzidos em todas as regiões vitivinícolas do mundo? Em Notícias e Inovações 07/21 discutimos os principais aspectos relacionados a este tipo de contaminação e apresentamos o produto ideal para solucionar definitivamente este problema. Achou interessante? Leia o texto na íntegra e converse conosco! Temos a opção correta para sua necessidade!

Baixar artigo Visualizar artigo

Lalvin Sauvy

Os tióis voláteis são uma família de compostos aromáticos muito conhecidos pela sua contribuição para obter notas frutadas nos vinhos. Esses aromas são muito característicos de algumas variedades de uvas, tais como Sauvignon Blanc, Colombard ou Verdejo, e representam uma grande parte da sua tipicidade. Contribuem também para a complexidade e a fruta de várias outras castas, mesmo nos vinhos tintos.

Baixar artigo Visualizar artigo

Produção controlada de diacetilo pelas bactérias enológicas

O diacetilo é facilmente identificável no vinho pelo seu limiar de percepção aromática muito baixo e pelo seu particular aroma amanteigado. Em alguns casos, o diacetilo é um atributo desejável, mas noutros casos é indesejado. Em concentrações baixas, pode ser responsável pelo aroma tostado e pelo aroma a nozes, enquanto que níveis mais altos revelam um aroma amanteigado

Baixar artigo Visualizar artigo

Bactérias enológicas selecionadas

As bactérias enológicas têm um impacto mais significativo no perfil sensorial do vinho do que se pensava anteriormente. Novas descobertas mostraram que a diversidade genética nas bactérias enológicas Oenococcus oeni é muito rica, podendo ter implicações na atuação das bactérias enológicas, especialmente em termos de revelação de compostos aromáticos. Este Under Investigation apresentará as últimas novidades sobre a diversidade e o impacto sensorial das bactérias enológicas.

Baixar artigo Visualizar artigo

Level2 Guardia

LEVEL2 Guardia™ é a mais recente levedura Metschnikowia pulcherrima do nosso portofólio, tendo sido selecionada pelo Instituto Francês da Vinha e do Vinho na Borgonha, em França, pela sua capacidade de adaptação às etapas pré-fermentativas na produção de vinho tinto bem pelo controlo de outros microrganismos contaminantes.

Baixar artigo Visualizar artigo

Lalvin Persy e Stimula Syrah

Existem muitos tipos de compostos enxofrados nos vinhos, e muitos dos compostos enxofrados voláteis (CEV) têm um impacto negativo no aroma. Outros CEV tais como os tióis são considerados positivos. São as interações entre todos estes compostos, menos CEV negativos e mais CEV positivos, juntamente com todos os outros compostos aromáticos voláteis, álcool, ácidos, etc., que determinam o perfil sensorial do vinho.

Baixar artigo Visualizar artigo

Soluções biológicas contra a oxidaçãoLallemand Enologia, Blagnac, França – Institut Universitaire de la Vigne et du Vin, Dijon, França

Durante o processo de elaboração, todo os tipos de vinhos estão sujeitos a diversos fenômenos oxidativos. Por se tratar de um assunto de alta relevância, iremos seguir com este assunto na próxima publicação. Em Notícias e Inovações 05/21, propomos uma revisão sobre os principais aspectos envolvidos na fase de pré-fermentação. Aproveite a leitura e faça contato conosco para qualquer assunto que seja de seu interesse!

Baixar artigo Visualizar artigo

Vinho e carvalho: relação entre a origem da madeira e o perfil mineralEquipe do Centro de Pesquisa Demptos - Saint-Caprais-de-Bordeaux – França

Fiel à missão de acompanhar nossos clientes em todo o percurso de elaboração de seus vinhos, nos unimos ao nosso parceiro para a linha de carvalhos, objetivando abordar um aspecto de extrema importância para a qualidade e longevidade destes produtos. Estudos realizados pelos experts do Centro de Pesquisa Demptos revelaram novas variáveis que nos permitem compreender melhor a origem dos diferentes estados de oxidação observados no amadurecimento e envelhecimento dos vinhos em barrica. Achou interessante?

Baixar artigo Visualizar artigo
«0102Próxima»

Listando item 1 até 10 de 14 itens.

Parceiros